O brasão de Nogueira e Silva Escura apresenta: umescudo de prata, em faixa uma nogueira e um castanheiro, ambos de verde, arrancados do mesmo e frutados de ouro; em chefe uma coroa mariana de azul; planície ondada de quatro faixas ondadas de azul e prata. Coroa mural de três torres de prata lavradas de negro. Listel de prata com a legenda a negro, em maiúsculas, “NOGUEIRA E SILVA ESCURA”.
A coroa mariana representa Santa Maria, Orago quer da freguesia extinta de Silva Escura quer da freguesia extinta de Nogueira. Trata-se da Padroeira de ambas as Paróquias que hoje integram a mesma Freguesia.
A nogueira e o castanheiro representam o topónimo Nogueira e o topónimo Silva Escura, assim como a zona natural da Freguesia.
As burelas ondadas representam o Rio Almorode.
Em Assembleia de Freguesia de 30 de Dezembro de 2014 foi aprovada a proposta da Junta de Freguesia de estabelecimento, para a ordenação heráldica da freguesia recém-agregada, de novos símbolos constantes do Parecer emitido pela Comissão Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses (Parecer n.º 151/2014).
A nova simbologia inspirou-se nos símbolos anteriores e na História local.
A nova ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da Freguesia de Nogueira e Silva Escura tornou-se pública por Edital n.º 215/2015 do Diário da República de 20 de Março de 2015 (2.ª Série – N.º 56).